A comunidade pode fazer um IFSP melhor


Por que ser Reitor?

Ser Reitor requer muita responsabilidade, pois o IFSP é hoje uma das maiores instituições públicas de educação do Brasil, com mais de 33000 estudantes e 4000 servidores públicos distribuídos em 36 campi no Estado de São Paulo.

Com 107 anos de existência, a Instituição passou por diversas transformações, sendo a mais relevante a ocorrida em 2008, com a transformação em “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo – IFSP”, ampliando a sua atuação.

Eu ingressei no IFSP por meio de concurso público para professor em 2006, mas minha história na Instituição começou como estudante do curso técnico de edificações em 1988. Nesses 28 anos, conheci profundamente o IFSP, sei sobre suas virtudes, seus problemas e suas potencialidades.

O IFSP é uma referência na Educação Profissional, porém ainda engatinha no ensino superior, na pesquisa e na extensão.

De um lado, há diversos problemas a serem enfrentados, como, por exemplo, a falta de planejamento, infraestrutura inadequada e injustiças que prejudicam estudantes e servidores. Por outro lado, a principal qualidade do IFSP – provada em dezenas de avaliações – é a sua comunidade: técnico-administrativos, professores e estudantes.

Nesse contexto, o Reitor não precisa ser o “salvador da pátria” ou o “super gerente”, basta ser um bom coordenador, capaz de acreditar e respeitar o potencial que a comunidade tem - tanto em experiência e formação quanto em conhecimentos -  para construir um IFSP melhor para todos.

Eu desejo apenas ser alguém para liderar - junto com a comunidade - um movimento de defesa e melhoria do IFSP, e que possamos ter orgulho de nossa instituição.

Luciano Silva


Veja a Proposta de Gestão Completa.