A comunidade pode fazer um IFSP melhor


Carta de Retirada de Candidatura

24/09/2020 14:42

CARTA DE RETIRADA DE CANDIDATURA

Apresento a retirada da minha candidatura para Reitor na eleição de 2020 e a justificativa para este ato, em respeito à comunidade do IFSP.

Primeiramente, devo destacar que o IFSP precisa de um projeto institucional para crescer e atender a sociedade com qualidade na oferta de educação profissional e tecnológica, a exemplo que fez desde a sua criação em 1909 e, hoje (23/09/2020), completa 111 anos de existência.

Pensando nisso e avaliando a total inadequação do momento social e do clima institucional para a realização de um pleito que deve definir os próximos gestores no âmbito da reitoria e dos campi, percebi que gostaria de fazer uma campanha à moda antiga: com proximidade das pessoas, oportunidades de conversas pessoalmente, interação com estudantes.

Por um lado, os meus primeiros movimentos de campanha foram muito bem recebidos, mas pecaram pela falta da aproximação necessária que leva a discussões legítimas a respeito dos caminhos que o IFSP deve trilhar daqui para frente.

Por outro lado, me senti desconfortável como outras campanhas se apresentaram. Algumas chamando para si uma legitimidade de representação de grupos as quais não possuem; e outras pecando pelo excesso de força, alto dispêndio econômico e gestos totalmente inadequados para o momento em que vivemos.

Assim, sem a possibilidade de contar com o intercâmbio de ideias, gestos e atos, não vi sentido em continuar a ser candidato. Não vou apoiar nenhuma candidatura abertamente, pois não lancei o meu nome como opção para depois barganhar apoio a outros candidatos.

Também aproveito este documento para deixar o compromisso que jamais aceitarei minha nomeação para o cargo de Reitor do IFSP sem passar pela vitória em processo eleitoral.

Por fim, eu agradeço os que me incentivaram, parabenizaram e se mostraram imediatamente prontos a me apoiar. Peço desculpas a toda a comunidade pela retirada da candidatura. Tentemos fazer o melhor pelo IFSP.

Carta_Luciano - Assinada

—————

Voltar